Cursos específicos para BACEN e CVM contato@macetesparaconcursos.com.br
Av. Brig. Faria Lima, 1.461 - 4o Andar - São Paulo/SP

 

2019 - PERSPECTIVA DE CONCURSO (BC) 

 

Caros alunos e seguidores do Curso MACETES, bom dia. No dia de ontem, 24-jan-2019, foi feita nova consulta a um dos membros envolvidos na comissão que cuida dos concursos do BACEN, no departamento de gestão em Brasília.

Motivo da consulta: Obter informações acerca das reais possibilidades da autorização para concurso ainda em 2019. 

Palavras do servidor: "...aqui no BACEN, até o dia de hoje (24-jan-2019) ninguém da comissão sabe de nada. Tudo vai depender do que a nova equipe do atual ministério da economia vai decidir a este respeito. Aqui, não há qualquer medida no sentido da realização dos preparativos para o concurso que são habituais quando já se tem leve noção...

... em conversa com um dos membros da Comissão de Transição do Governo Bolsonaro, foi passada nitidamente a noção de que os concursos vão continuar ocorrendo mas nesse primeiro momento serão priorizados preenchimento de vagas em atividades mais diretamente ligadas à população como professores, médicos, INSS, dentre alguns outros. Neste 2019, transição de Governo e atendimento de anseios sociais, não é cenário para aumento de gastos administrativos que não estejam diretamente relacionados à população..."

Grifos nossos: Apesar de ser possível, as chances são diminutas. Hoje, nem o BACEN sabe sobre uma leve possibilidade do concurso. Tudo depende do Min. Economia. Contudo, não nos parece ser realista a crença da prova em 2019. Como curso, adoraríamos dizer que acreditamos mas não é o cenário atual. É possível, embora improvável. Hoje, bem improvável.

Sobre as aposentadorias: O BC teve, só em dezembro, 43 aposentadorias e após a reforma da Previdência que se processará no decorrer de 2019, a necessidade de pessoal aumentará devido aos pedidos que serão protocolizados provocando uma crise operacional (por falta de pessoal) real.

O concurso irá certamente sair. BACEN tem 'Poder de Polícia' (sentido não literal, sentido do Dir. Adm.) e suas atividade finalísticas não podem ser terceirizadas. Logo, não há falar que o concurso não vai mais ocorrer pois a Administração Pública não pode contratar para cargos com o tal poder de polícia por meio que não seja o concurso público. Então, caro aluno/seguidor, "Keep Walking"!

"Achismos" nossos: Acreditamos, sinceramente, numa prova em 2020 pois a crise pelo tempo sem o certame, pela falta de pessoal, pela necessidade de servidores nas atividades que se farão presentes pois, caso não saibam, os meios digitais de pagamentos (C6 Bank, Fintechs, dezenas de processadores de pagamentos, ...) afloram vigorosamente e o Banco irá certamente precisar de gente lá.

Passos a serem seguidos: Vamos dizer o que todos já sabem; "passará que já vier se preparando. BACEN requer antecipação nos estudos". Então, se você já vem em sua rotina de estudos, NÃO saia dela de forma alguma. Se ainda não começou, aproveite esta oportunidade e comece de uma vez pois você acaba de ganhar mais uma oportunidade! Aproveite.

 

Curso MACETES   -   São Paulo, 25 de janeiro de 2019