Cursos específicos para BACEN e CVM contato@macetesparaconcursos.com.br
Av. Brig. Faria Lima, 1.461 - 4o Andar - São Paulo/SP






Técnico do BACEN: Nível superior. Será?!

São Paulo, 16 de janeiro de 2018



Prezados seguidores do Curso MACETES, acerca da possibilidade de transformação do cargo de Técnico do BC para nível superior. DUVIDAMOS.
 
Foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.) de 10-julho-2017, ou seja, nada atual, a Lei 13.464/2017 com o veto da alteração no nível de escolaridade para nível superior, sendo que o projeto já havia sido aprovado pelo Congresso Nacional.
 
A justificativa do veto é que a alteração no nível de escolaridade apresenta “inconstitucionalidade formal, por configurar situação de impertinência temática ao objeto inicial da Medida Provisória, vedada segundo decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal em julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (A.D.I.N.)”.
 
O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) divulgou nota informando que iniciaria de imediato o trabalho de convencimento parlamentar, com o objetivo de conseguir derrubar o veto do presidente Michel Temer.
 
[Grifos nossos agora...]
 
Sabem o porque disso? Porque todo o pessoal que é técnico hoje, ganharia aumento. Por isso do empenho deste sindicato; atender aos interesses de seus filiados. Mas, sendo sincero, não há qualquer garantia, mesmo porque, se o governo aceitar isso, o aumento com folha de pagamentos vai piorar o déficit com aumento de gastos com pessoal, coisa que sabemos que é um dos calcanhares de Aquiles do Governo Federal; ter o ranço de 'cabide de empregos' e a 'obrigação' moral de reduzir gastos com pessoal e, como isso, não onerar mais ainda o déficit previdenciário. Ou seja, por motivos estratégicos de finanças públicas, duvidamos que conseguirão.
 
Ou seja, seguindo a lógica, o nível de Técnico do BC seguirá no nível médio.
 
Obs.: Sim. Há propostas diversas de aprimoramento do serviço público dentro das quais, a reboque, vão propostas para tornar os cargos de Técnico em nível superior. Mas há uma distância considerável entre o ideal e o possível, entre o desejo e a realidade.

Curso MACETES - BACEN e CVM







Página principal