Cursos específicos para BACEN e CVM contato@macetesparaconcursos.com.br
Av. Brig. Faria Lima, 1.461 - 4o Andar - São Paulo/SP

 

BANCO CENTRAL, RECEITA FEDERAL e STN:   2023

 

Importante:   Antes de seguir com a leitura, siga as instruções abaixo:  

Caso 1) Se você já é nosso aluno ou se não é mas já vem estudando:   ESTUDE! Siga em sua programação de revisões e leia o texto a seguir;

Caso 2) Se você acredita que o que temos para dizer se trata de mais um esforço de vendas de um cursinho: Relaxe, interrompa a leitura e vá se divertir.

 

 

Prezados, hoje é 01-março-2022. Há exatamente 01 ano publicamos notícias aqui no site do curso. Curiosamente, alguém pode estar se questionando a respeito do porquê só escrevemos uma vez ao ano. O motivo é simples; em fevereiro saem verbas extraordinárias, especiais e suplementares, adicionalmente à LOA. Assim foi a autorização do BACEN de 2009, fora outros concursos diversos.

Preferimos não nos manifestar na ausência de informação que valesse a pena divulgar. Por isso, de 01-março-2021 para cá, 01-março-2022, nada dissemos. Mas se enganam os que pensam que não tentamos descobrir nada.

Terminou Fevereiro! Não saiu autorização. Sendo assim, caríssimos, nós não acreditamos em prova para a Receita Federal, nem BACEN e nem Tesouro (STN) neste ano. CONTUDO, vivemos num tempo de imensa instabilidade política e não é possível declarar nada com certeza neste momento. Por isso, para os nossos “já alunos” reforçamos em recomendar: “Mantenham-se nos estudos” pois há chance (ainda que diminuta).  

O que estamos fazendo?

Certamente não estamos lendo jornais ‘especializados’ em concursos públicos e nem, tampouco, pedindo informações à fontes sigilosas dentro do BACEN, ou Receita. No momento político que vivemos, essas fontes (rádio-peão) não possuem nenhum tipo de informação que não sejam apostas ou preconceitos motivados pela aversão ao Governo (e com alguma razão, admitamos). No caso presente, roleta, day-trade e horóscopo provavelmente serão mais assertivos...  

Desde o final de 2020, conseguimos acesso a dois deputados federais que nos franquearam consulta a seus assessores. Um deles é do bloco da esquerda e o outro do centrão. Todo mês o professor Erick faz contato por fone para tentar obter algum indício que pudesse valer a pena publicarmos. Mas, pela ausência de informação, vocês podem concluir que não houve nada concreto e que valesse a pena publicar.

 

Mas, se continua sem ter nada de concreto, por que desta publicação?

Há coisa de 02 semanas, ouvimos dizer que “Paulo Guedes abriria as torneiras do serviço público” no caso de as pesquisas sinalizarem que o atual Governo não se reelegerá como forma de afundar as contas da próxima gestão.

Esse boato que circulou em Brasília e motivou a muitos anunciarem como iminente o concurso da Receita, não procede. Não é verdade.

Segundo AMBOS os deputados que consultamos, tanto o da ala esquerda quanto o do centrão, ambos disseram que PG (Paulo Guedes) não vai “abrir as torneiras” para concursos públicos para afundar contas pois, no caso dele, ele tem aversão ao serviço público.

É verdade que PG sinalizou aprovar concurso para a Receita mas as chances de isso ocorrer em 2022 são praticamente nulas. (Isso é uma análise e você, leitor(a), deve se manter estudando.)

Estamos em ano de eleições presidenciais e provavelmente não será possível homologar um concurso para a Receita (e BACEN na sequência) e realizar prova. Dado isso, segundo eles, tanto autorização quanto prova e posse ficarão para 2023, num ano só e não metade agora e metade ano que vem.

 

Mas a Receita Federal e BACEN estão se mobilizando, fazendo greve e entregando cargos!

Calma. Muita pirotecnia. Entregar cargo comissionado é fácil. Queremos ver é pedir exoneração. Alguém pediu?!

Caros alunos, tanto Receita Federal quanto BACEN estão se manifestando e se mobilizando mas, pelo que pudemos interpretar, isso é um movimento anti Governo. Algo para causar desconforto e fragilizar ainda mais a atual gestão. Afinal de contas, ano eleitoral é o melhor momento para pressionar o governante. Ademais, nem os sindicatos da Receita e nem o do BACEN apoiam a atual gestão (e têm razão em não apoiar). Essas duas categorias tentam obter vantagens por meio dessas manifestações e isso jamais deve se confundir com real poder de provocar uma autorização. Adoraríamos dizer que sim mas não seria realista.

 

NADA OCORRE ANTES DE FINDADA A REFORMA ADMINISTRATIVA...

De tanto que falamos isso, logo vira um mantra... Era já aguardada a conclusão da Reforma Administrativa e Fiscal para 2021 mas o Governo (enfraquecido) não conseguiu apoio para perpetrar todo o seu intento. Bom para o funcionalismo!

2022 é ano de eleição e o Governo não vai querer mexer em Reforma (algo totalmente anti popular). Concordam? Sendo assim, prezados, essa reforma vai ficar para 2023.

2023 nascerá com uma nova gestão. Seja a atual ou não. Mas o que vale ressaltar é que os bloqueios, os impasses para a finalização da Reforma terão cessado! Todos têm pressa na conclusão da Reforma. Findada a Reforma, virá Receita primeiro e, após, BACEN e STN.

Esse é o sequenciamento lógico e o que já se esperava. Contudo, vimos vários concursos que nem previstos eram saindo. Mas, Receita e BACEN não saíram até hoje e, por isso, acreditamos que ficarão para 2023.

>>> Novamente, isso é uma análise bem pontuada. Não uma recomendação para você relaxar e parar com seus estudos. De novo, ‘pode ocorrer’ uma autorização neste ano mas nós consideramos remota a possibilidade com base nas informações reais disponíveis no momento.

O Governo pode autorizar Receita e BACEN antes da Reforma mas, dada a complexidade dos cargos e o comprometimento do Orçamento dos anos seguintes, o que representaria novas contratações sob a égide dos planos de carreira atuais, acreditamos que estes dois certames (suas autorizações) ficarão para logo após concluída a reforma.

 

BACEN e RECEITA FEDERAL são importantes para o Governo

BACEN e RECEITA ganharam muita importância numa mentalidade de Governo neo-liberalista (teoricamente). As carreiras adquiriram mais importância. A Receita nem é preciso falar; o BACEN ganhou o COAF (seja isso bom ou não), cryptos, Real digital, PIX, Fintechs, adquirentes e não tem pessoal o suficiente. 2023 será o 10º. ano sem concurso para o BACEN e STN. As eleições terão já se passado...

 

Temos razão para acreditar numa autorização em março-2023 para provas a partir de junho-2023.

 

Curso MACETES

São Paulo, 01 de março de 2022